A DOR QUE ENGORDA

Para emagrecer e manter-se magra, é preciso entender o que causa a dor e dominá-la.

Você já sabe do que estou falando.

Quantas vezes você correu para a geladeira em busca daquele imenso pote de sorvete, ou cobiçou o chocolate escondido, depois de um ataque de raiva, rejeição, TPM?

Qualquer sentimento “negativo”, que tenha despertado um grande e amargo vazio, pode detonar uma reação de ansiedade e angústia, mandando-a consumir grandes quantidades de doces, ou algo forte com muitas calorias, que ajude a agüentar o tranco da situação, como o chocolate, por exemplo.

O “alimento dos deuses”, como era conhecido o chocolate, tem em média 600 calorias em cada 100g. Ora, uma dieta de emagrecimento deve conter de 1200 a 1500 calorias/dia. Só 100g de chocolate incomodam muito, mas naquele momento, era o que você precisava para aplacar a dor e anestesiar os sentimentos.

Você ainda lembra a música dos Titãs?

“A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer para aliviar a dor.”

Pois é. Quando a vida fica sem prazer e cheia de frustrações, você pode começar a comer compulsivamente sem saber porque, ou sequer dar-se conta do que está comendo.

Sua mente, ruminando os pensamentos sem descanso, impede que você preste atenção ao que está fazendo.

Só enxerga o estrago depois que acabou o pudim que há alguns minutos atrás estava intacto.

A frustração é um sério passo para a compulsão alimentar.

A dificuldade de enfrentar e entender o momento, a crise e a frustração gera novamente falta de recompensa e por aí lá vamos nós para dentro do ciclo vicioso.

Esses sentimentos negativos alimentados por você e/ou por outras pessoas do seu convívio, permanentemente, podem levá-lo a depressão, ou são decorrentes de estados depressivos.

Mas por onde começar afinal?

DICAS SIMPLES

- Procure diminuir a sua exposição às situações que você já conhece como frustrantes. Por exemplo, ficar esperando aquela ligação que nunca vem, ou o respeito do seu chefe que sabidamente é um tirano.

- Aprenda a se defender das pessoas que a magoam. Se não puder, afaste-se delas.

- Quando pensar em atacar a geladeira, ou o armário de bolachas, cante uma música, respire fundo, grite o que você sente (se estiver sozinho).

- Planeje momentos de prazer com amigos, que são o melhor antidepressivo conhecido.

- Se der, saia para caminhar. Se não der, alongue-se no lugar e mude o foco.

 

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

- Retire da sua alimentação a farinha de trigo refinada, leia-se, aquele cassetinho (pão francês de 50g), e a cevada, leia-se, cerveja. Eles contêm glúten.

- O glúten segura o bolo fecal por mais tempo no intestino grosso ao transformar-se numa cola, diminui o seu metabolismo e a sua capacidade de emagrecimento. Causa depressão, preguiça e irritabilidade, e ainda, é capaz de aumentar a sua cintura conforme o tempo que você leva para limpar o intestino.

 

DICAS DE FLORAIS

- Faça uma mistura de cinco essências:
Rescue Remedy + Sweet Chestnut + Walnut
+ essência da compulsão + Wedding Bush

Estes florais são de Bach e Austrália. Misturados a essência da compulsão alimentar, servem para aplacar a angústia e a ansiedade e cortar vínculos com os chatos que incomodam você. Ainda, auxiliam você a limpar-se dos traumas da sua vida e a comprometer-se com uma dieta, um programa de exercícios e um estilo de vida espiritual e físico saudável.

[ Voltar ]