PORQUE A MULHER GAÚCHA ENGORDA ?
Um dos fatores é a ingesta excessiva dealimentos ricos em gordura, açúcar ,farinha de trigo refinada,chocolate,doces ou seja os menos saudáveis.Ainda temos muitas campanhas publicitárias vender o consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas o que contribui para o abuso.
A mulher gaúcha está bebendo mais e comendo muito mal, além de trabalhar em jornada dupla ou tripla.
Cansada não pratica atividade física, e sem movimento o corpo se deprime o que induz a busca do chocolate,o álcool ou doces com açúcar e farinha de trigo refinada para compensar as frustrações .
Vocês já viram algumas campanhas para vender limão, cenoura, alface, frutas ou alimentos orgânicos (leia-se produzidos em solo com adubo orgânico, sem agrotóxicos)?
Pois é, eu nunca vi.
Neste mês de outubro comemoramos o Dia Internacional de Combate a Obesidade e o Dia Mundial da Alimentação e é claro o Dia da Criança,a principal população atingida pela obesidade.
É necessário que a publicidade se volte ao ensino e a educação alimentar para combater a epidemia da obesidade.
As crianças desde muito cedo não aprendem a gostar de alimentos mais saudáveis e facilmente se tornam fãs de alimentos engordativos.
Muitas vezes observo as pessoas às compras enchendo os carrinhos de supermercado e tenho certeza mais de 50 % é totalmente desnecessário.
As pessoas são induzidas pelo marketing de supermercado que disponibiliza a altura dos olhos o que você não precisa comprar.
Nas prateleiras mais altas ou em corredores sem cor você vai encontrar o que realmente precisa levar para casa.Mas a bem da verdade atualmente alguns supermercados colocam as frutas e flores logo na entrada o que já ajuda de saída nas escolhas.
OBSERVE
Pare para olhar um corredor de chocolates, balas e outras guloseimas e depois pare no corredor do arroz e feijão.
Veja a diferença do colorido e o apelo que as cores te fazem ou observe a simplicidade do corredor dos grãos como feijão, arroz e outros que são saudáveis e que devemos comprar.
É, devemos voltar à velha dobradinha “arroz e feijão” como excelente fonte de proteína, ferro, fibras, vitaminas e sais minerais.
Existe uma linha direta entre as compras de uma família e os ponteiros da balança deste grupo.
Tudo que é comprado será fatalmente consumido.Cuide bem das suas compras.
Seu inconsciente grava mesmo que você esconda aquela caixa de chocolate “para convidados” e no momento de frustração ou tpm, insuportáveis você vai catar até encontrar seu escondido chcolate, pois sua memória gustativa lembra bem onde foi colocado.
Sabemos também que a obesidade acontece por falta de atividade física.
Podemos neste ano culpar o rigoroso inverno que nos obrigou a hibernar. Mas então vamos tirar as mangas de fora e começar a correr contra o tempo para aproveitar e emagrecer o que der até o próximo inverno.
Motive-se para enfrentar o inverno que vem de 2008, pois no verão você naturalmente já sabe emagrecer.
JORNADA TRIPLA
Nas ultimas três décadas as mulheres começaram a trabalhar fora o que acelerou a indústria alimentar a produzir alimentos prontos de fácil utilização e preparo rápido.
Com menos tempo para se cuidar e mais tempo fora de casa as pessoas comem pior. Toda a família perde saúde com isso.
É preciso lembrar que em geral temos meia hora para comer e fica difícil fazer boas escolhas se as ofertas alimentares não são as melhores e as escolhas saudáveis são em geral mais caras.
Quanto às crianças o prejuízo pode ser muito mais sério uma vez que a alimentação rica em trigo refinado,açúcar e gorduras saturadas pode afetar não apenas o crescimento mas a saúde e a capacidade de aprendizagem.
É necessário educar esta criança para torná-la um adulto saudável e para isso a mulher-mãe deve fazer a mudança, pois em geral ela é o elemento que mais se ressente com a sua obesidade ou da sua família.
GAUCHOS ESTÃO EM SEGUNDO LUGAR-ainda dá tempo.
No ultimo censo da Obesidade, vimos que a população gaúcha feminina diminui de peso em 12 % mas a masculina aumentou para 50 % o seu peso.
Ocupamos hoje o segundo lugar como o estado mais gordinho do país.
Dizem as boas e más línguas que é pelo excesso de carne de gado, de churrasco, etc...
Eu lhes digo que é pelo exagero do uso de farinha de trigo refinada presente em todas as refeições desde o café da manhã.
E pelos rigorosos meses de frio que engordam qualquer população.
Mas a farinha de trigo ocupa o primeiro lugar desde o conhecido cassetinho no café da manhã,,as bolachinhas as 10 e as 15 horas.
Lá pelas 18 a fome é imensa e tudo que vê pela frente será consumido. E o tradicional jantar em família virou lanche com pizzas cachorro quente refrigerante, batata-frita ,ou pastelões,massa com alguma coisa e sei lá mais o que.Mas o trigo estará lá.
A HERANÇA QUE ENGORDA
Nas famílias alemãs e italianas são comuns almoços e jantares regados a trigo e cerveja.
As famílias portuguesas também com seus deliciosos doces presente em todas as refeições do dia.
E a cerveja ganhou outros horários, em dias de semana e a tarde, bem no meio da tarde.
Dias destes de brisa agradável fui fazer o meu lanche na Rua Padre Chagas próximo a minha clínica lá pelas 16 horas: havia varias mesas somente com mulheres bebendo cerveja no gargalo.
Mas o que é isso?
Fiquei olhando aquilo e pensei comigo...
O que está havendo?
Será que perdi alguma informação?
Será que o Brasil ganhou algum campeonato?
Sim, porque deve haver alguma razão para essa euforia toda e a esta hora da tarde.
Mas pensando bem, comendo meu pãozinho de queijo...
Dei-me conta que era um brinde a saída do frio e dei razão a todas... mas podiam ter pedido um espumante que não tem cevada como a cerveja ,portanto não faz aquela barriguinha tradicional dos cervejeiros.
LOUCAS POR PÃES?
Agora, a hora da verdade, aquela massinha e o pãozinho terão que ser esquecidos. E a cerveja será substituída pelo vinho branco ou espumante.
A farinha de trigo branca, refinada realmente engorda e o pior engorda na cintura e nos quadris aumentando os pneus indesejados.
A Universidade de Tufts, de Boston, nos Estados Unidos, acompanhou o hábito alimentar de 400 pessoas e constatou que as que consumiram três ou mais fatias de pão de fôrma ganharam 3,5 cm de quadril por ano em volta de cintura, três vezes mais que os consumidores da mesma quantidade de calorias em pães integrais, mais ricos em fibras.
Os pães brancos, as massas, são riquíssimos em amido, um carboidrato de fácil digestão e rápida absorção.
E isto faz com que o açúcar no sangue aumente rapidamente, ativando a produção de insulina.
Esse processo ocorre na região abdominal, estimulando a formação da barriguinha de chope e dos pneuzinhos na cintura.
Já pães e massas de farinha integral,ou de farinha de arroz a absorção é mais lenta e os efeitos engordativos também.
Então
PÃO BRANCO ENGORDA
PÃO INTEGRAL ENGORDA MENOS
CERVEJA ENGORDA MAIS |