O QUE FAZ O CHOCOLATE SER TÃO DESEJADO

O chocolate é uma jóia da culinária e poder consumí-lo à vontade é o sonho de todos os mortais. Devido ao seu alto valor calórico, em média 600 calorias em uma minúscula barra de 100g, ele deve ser consumido em porções pequenas e de vez em quando: uma vez por mês no máximo, isso, é claro, se você quiser manter o seu peso. Se você está acima do peso, esta média de consumo aumenta para um pedacinho a cada três meses.

Cada 100g de chocolate correspondem a 50% de uma dieta de 1.200 calorias. Para compensar esta despesa calórica feita com um só alimento, retire da dieta algumas porções de alimentos e exercite-se.

Conforme matéria publicada no jornal The New York Times, o professor de psicologia da Universidade da Pensilvâsnia, Paul Rozin, fez um levantamento e um estudo detalhado com 249 estudantes universitários sobre a forte atração e o desejo que o chocolate desperta.

Em lugares onde é muito consumido, o chocolate é indiscutivelmente o alimento mais deseja. Este desejo é particularmente notado em mulheres na fase pré-menstrual. Quando os componentes são estudados, o chocolate aparece como um dos alimentos mais completos do mundo.

O chocolate tem mais de 400 compostos. Entre eles a cafeína e a theabromina, ambos estimulantes.

No chocolate também se encontram os compostos químicos tiramina e a phenilethilamina. Ambos fazem despertar, manter o interesse, ficar alerta e induzem a um leve aumento da pressão arterial (phenilethilamina é o químico que o ser humano apaixonado libera dentro do cérebro).

Este desejo e a ânsia de consumir podem ser explicados pelos compostos químicos contidos no chocolate.

Se você faz parte da liga C.C.C.(comedor compulsivo de chocolate), experimente esta mistura de florais que ajuda a diminuir o vício do consumo exagerado:

Agrimony Olive + Sweet Chestnut.

São quatro gotas, de seis a oito vezes ao dia, durante um a dois meses.

[ Voltar ]