CUIDADO COM COLESTEROL COMEÇA NA INFÂNCIA

Cuidado com o colesterol deve começar na infância, principalmente se a criança é obesa ou se os pais já tiveram problemas, são cardíacos ou apresentam hiperlipidemia. Estas foram as conclusões de pesquisa realizada no Instituto do Coração de São Paulo pela médica Neusa Forti, presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O colesterol elevado na infância (até os 11 anos de idade) é decorrente em grande parte dos excessos alimentares de origem animal: carnes gordas, frios, queijos, frituras, fast-food, hambúrguer, cheeseburguer, merendas gordurosas, pastelarias, recheados, amanteigados, pizzas. Isto quer dizer que você deve cuidar da alimentação dos seus pequenos a partir de hoje se tiver histórico familiar de doença coronariana.

O maior índice de colesterol alto foi encontrado em crianças até os 11 anos de idade - herança de problemas cardíacos. Na adolescência, pelas mesmas razões, vamos encontrar colesterol alto, sendo mais comum nos jovens com obesidade mediana (20% acima do peso ideal) ou obesidade grave (30% acima do peso ideal). Na fase adulta, o resultado será decorrente da educação aplicada na fase de crescimento.

A televisão também é responsável em grande parte pela superobesidade infantil, porque leva a criança ao sedentarismo e à ingestão excessiva de alimentos, uma vez que a atenção está voltada ao que passa na tela, não ao que é ingerido. Estes hábitos de condicionamento na infância podem levar o adulto a repetir sempre a mesma cena: ao ver televisão, têm que estar comendo algo ou, ao comer, sentem falta da televisão. Para evitar esses problemas, comece devagar, deixando de comprar todas as guloseimas e oferecendo alimentos mais naturais e integrais, com sucos.

Ensine o seu filho a comer direitinho, mesmo que você tenha aprendido diferente; tudo mudou desde a sua infância. Lembra da televisão preto-e-branco que levava o papel celofane na frente? Pois é, comece por você a mudar, porque os pequenos só imitam os grandes.

A Dra Ana Laura Guimarães e sua equipe estão qualificadas para orientar aos pais e as pessoas responsáveis pela alimentação da crinaça, na elaboração de um cardápio balanceado. Entre em contato e marque uma hora com nossa equipe.

 

[ Voltar ]